As 5 pedras que bloqueiam caminhos

Zen 2

No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra.

(Carlos Drummond de Andrade)

Nesse período tão propício à tomada de resoluções, resolvi escrever sobre soluções. Para haver soluções, antes de mais nada é preciso identificar crises. Ou melhor, a origem delas.

Leia a biografia de alguém de que teve uma vida de realizações, procure entender o passo-a-passo, investigue a trajetória seguida por essa pessoa. Agora procure um outro exemplo, alguém de um outro mercado. Pense num artista de sucesso, num músico ou pintor. Nem precisa ir muito longe, aposto que você tem um amigo(a) que consegue tudo o que quer, bata um papo e pergunte com toda a franqueza, o que essa pessoa fez para isso. Você notará que por mais distintas que sejam as histórias, todas elas têm algo em comum: todos os caminhos tinham pedras.

Se tem uma coisa que eu aprendi em 2015 foi sobre pedras no caminho. Não apenas sobre sua existência, mas sobre o que elas representam, como aceitá-las como parte do processo e, o mais importante, o que fazer com elas.

Quantas vezes você já disse a si mesmo “vou colocar isso em prática” e, simplesmente nada aconteceu? Aposto que algumas tantas vezes. E, aposto também que nada aconteceu porque você deixou de entrar em ação.  Você, provavelmente, adiou os pormenores. Quais pormenores? Aquelas pequenas atividades diárias que ajudam a construir e que gradualmente criam condições para que seu corpo e mente se alinhem para fazer acontecer.

No fundo, são estes pormenores que nos definem. Todos os nossos resultados vêm da energia, do tempo e da dedicação empregada nessas pequenas atividades.

Está se sentindo pouco produtivo? Tem a impressão de que suas manhãs, seus dias, sua semana…, seu ano não rendem? Pare e olhe para alguém que parece estar conseguindo o oposto. Certamente essa pessoa tem investido em pormenores que você tem negligenciado, ou que na sua opinião não passem de bobagens. Talvez ela acorde mais cedo, leia mais, seja mais organizada, diga nãos com mais facilidade, seja mais criteriosa com o uso do tempo, talvez ela pratique esportes, talvez ela tenha ajuda profissional, talvez ela fique menos vezes doente. Essa é apenas uma generalização. Mas acredito que não seja algo muito distante da realidade.

O SUCESSO não é loteria. Ninguém alcança o sucesso de repente. O sucesso vem com o tempo, como resultado de pequenos hábitos e escolhas cultivados dia após dia. O FRACASSO também não. O fracasso vem com o tempo, como resultado de pequenos hábitos e escolhas cultivados dia após dia.

Recorde sobre os seus fracassos. Sim, todos nós os temos. Uma demissão. O término de um relacionamento. A promoção que não veio. Uma doença que surge por maus cuidados. Puxe pela memória e você encontrará as ligações que não foram feitas, a indisciplina, não escutar críticas, a falta de inovação e criatividade, os e-mails ignorados, a pressa em entregar de qualquer jeito.

Ao longo deste ano eu fui anotando experiências minhas, de pessoas próximas, de alguns coachees e elenquei as cinco maiores pedras que atrapalham a conquista de objetivos:

1. Não mudar absolutamente nada e esperar resultados diferentes

Não é preciso ter a genialidade de Einstein para saber que é insano fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes. Se você quer mesmo conhecer sua melhor versão, você precisa fazer o que nunca fez. Penso que o que distingue uma pessoa que vai além, daquela que não consegue sair do lugar não são habilidades superiores ou sorte, mas simplesmente a coragem de tentar, a ousadia de ser diferente e a força e a  necessárias para persistir quando só coragem e ousadia não forem suficientes.

2. Ficar esperando pelo alinhamento dos planetas

O momento perfeito não existe. É ilusão achar que se pode ter certeza sobre as coisas. Pense nas melhores surpresas que você já teve na vida. Elas aconteceram no momento em que você achava que era certo, ou elas simplesmente aconteceram e o momento que era comum, de repente tornou-se o certo? O momento certo é aquele em que você faz o melhor que você pode, da melhor maneira que você sabe e espera o melhor resultado possível dentro de possibilidades reais.

3. Acreditar que o que é seu dará um jeito de chegar até você (e ficar sentado esperando por isso)

Você planeja seus dias? Você acorda pela manhã sabendo exatamente o que você quer realizar nessa nova jornada que se inicia? Não? Então talvez seja a hora de começar a fazê-lo.  Se você é como eu já fui um dia, sei que só de ouvir as palavras planejamento e foco você começa a bocejar. Por isso vou compartilhar um coisa que aprendi com meu mestre de produtividade, Mr. Burchard, e que leva menos de 5 minutos para ser feita toda manhã logo ao acordar (ou antes de dormir, se você preferir):

PROJETOS: Liste seus três maiores projetos de vida (profissional e pessoal) neste momento. Liste três ações concretas e realizáveis que você pode tomar para empurrar esse plano adiante.

PESSOAS: Liste as pessoas que você precisa contactar não importa o que aconteça. Liste as pessoas que você aguarda um retorno para seguir em frente.

PRIORIDADES: Liste as principais coisas que você “TEM QUE”fazer antes que esse dia acabe. Geralmente são tarefas que têm um prazo fatal ou que impactarão a ocorrências de outras atividades igualmente importantes.

Tenha essa lista na sua frente e revise-a sempre que precisar. Pode parecer simples demais para funcionar, mas escrever alivia o stress mental de “não-posso-me-esquecer-disso” ou “pra-quem-mesmo-que-eu-tinha-que-ligar?”. Além disso, sempre que você se sentir tentado a fazer algo que não está na lista, lembre que se essa ação não está dentre seus principais projetos de vida, talvez ela não seja importante o suficiente para roubar seu foco e provavelmente poderá esperar.

4. Deixar experiências passadas determinarem o momento presente

Eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura, não sou eu quem está dizendo isso, mas Pessoa. Se você não consegue se ver grande,  talvez você jamais será capaz de ser grande. Não deixe que as decepções, frustrações, arrependimentos e culpas do passado, o impeçam de vislumbrar dias melhores. Insucessos não significam que você não é bom o suficiente. Significa, apenas, que não deu certo daquela vez. Daquela vez faltou o alinhamento necessário entre o que você tinha a oferecer e as necessidades de determinada pessoa e/ou situação.  Tão simples quanto pode parecer. Siga em frente, desenvolva-se, seja VOCÊ a pessoa com quem você gostaria de estar, o colaborador que você gostaria de ter na equipe, o líder que gostaria de ter como mentor e prepare-se para crescer.

5. Recusar-se a assumir riscos

Nada. Absolutamente nada de especial acontece dentro da nossa zona de conforto. Viver é perigoso e arriscado. Ponto. Se riscos e perigos não são para você, sinto muito, mas você não vive. Você apenas respira. Toda decisão, interação, passo, envolve um risco.  Toda manhã que você escolhe levantar da cama e sair de casa, você está assumindo um risco. Viver demanda decisões, saber o preço que deverá ser pago por essa decisão e efetivamente pagar esse preço.  Paralisar-se e adiar a tomada de decisões para alimentar ilusões de estabilidade e controle significa apenas que você existe. Mais. Significa que possivelmente você está esquentando o lugar de alguém que poderia fazer mais e melhor que você e, é apenas uma questão de tempo para que o Universo se encarregue de abrir os olhos dos envolvidos.

Pense comigo, se você ignora os seus instintos, seus insights, seus sonhos e permite que as pedras do medo, da insegurança, da procrastinação, da incerteza orientem seus passos você nunca saberá coisa alguma. Exceto a certeza de que nunca tentou. Não-saber pode ser ainda pior do que estar errado. Estar errado significa que você agiu. Quando agimos podemos ver resultados – bons e ruins – e, assim, realizar os ajustes necessários. Quando existe ação, podemos ir adiantar, e talvez até seja necessário reescrever um novo capítulo, mas ao menos você não perderá mais do seu tempo e da sua energia divagando sobre o que poderia ter sido e não foi.

92 comentários sobre “As 5 pedras que bloqueiam caminhos

  1. generate fake passport online disse:

    I have been surfing online more than three hours today, yet I never found any interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me. In my opinion, if all site owners and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before.

  2. Бусины под жемчуг купить disse:

    Hey there! This is kind of off topic but I need some advice from an established blog. Is it tough to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty fast. I’m thinking about setting up my own but I’m not sure where to start. Do you have any tips or suggestions? Appreciate it

  3. Фурнитура для бижутерии купить disse:

    Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates. I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

  4. Штифт гвоздик купить disse:

    I have been surfing online more than three hours today, yet I never found any fascinating article like yours. It’s lovely worth enough for me. In my opinion, if all website owners and bloggers made just right content as you did, the net will probably be much more useful than ever before.

  5. Швензы купить disse:

    Hey there would you mind stating which blog platform you’re working with? I’m looking to start my own blog in the near future but I’m having a tough time selecting between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your design seems different then most blogs and I’m looking for something completely unique. P.S My apologies for getting off-topic but I had to ask!

  6. Замок для бус купить disse:

    I loved as much as you will receive carried out right here. The sketch is tasteful, your authored subject matter stylish. nonetheless, you command get bought an impatience over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come further formerly again since exactly the same nearly a lot often inside case you shield this increase.

  7. Зажимы для лент купить disse:

    My programmer is trying to persuade me to move to .net from PHP. I have always disliked the idea because of the expenses. But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on numerous websites for about a year and am worried about switching to another platform. I have heard fantastic things about blogengine.net. Is there a way I can transfer all my wordpress content into it? Any kind of help would be really appreciated!

  8. Иглы для бисера купить disse:

    Can I simply say what a relief to discover an individual who actually knows what they’re talking about on the web. You definitely know how to bring an issue to light and make it important. More people have to read this and understand this side of the story. I can’t believe you’re not more popular since you certainly have the gift.

  9. Катушки деревянные купить disse:

    I was wondering if you ever considered changing the page layout of your site? Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having one or two images. Maybe you could space it out better?

  10. бот глаз бога телеграмм disse:

    I’ve been exploring for a little bit for any high-quality articles or blog posts in this kind of space . Exploring in Yahoo I finally stumbled upon this site. Reading this info So i’m satisfied to show that I have a very good uncanny feeling I found out exactly what I needed. I so much no doubt will make certain to don?t forget this web site and give it a look on a constant basis.

  11. глаз бога бот disse:

    I have been surfing online more than three hours nowadays, yet I never found any interesting article like yours. It’s pretty value enough for me. Personally, if all site owners and bloggers made good content as you did, the net will probably be much more useful than ever before.

  12. 乱伦色情 disse:

    Hi there would you mind letting me know which webhost you’re working with? I’ve loaded your blog in 3 completely different web browsers and I must say this blog loads a lot quicker then most. Can you suggest a good internet hosting provider at a reasonable price? Cheers, I appreciate it!

  13. Теннис онлайн disse:

    What i do not realize is actually how you’re not really a lot more smartly-liked than you may be right now. You are so intelligent. You understand therefore significantly when it comes to this matter, produced me for my part consider it from numerous various angles. Its like men and women aren’t fascinated until it’s something to accomplish with Lady gaga! Your personal stuffs excellent. All the time take care of it up!

  14. theguardian.com disse:

    This design is spectacular! You most certainly know how to keep a reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Great job. I really enjoyed what you had to say, and more than that, how you presented it. Too cool!

  15. hornyxxx.win/hornyvid2g0s615 disse:

    Helllo just wanted tto gkve you a quiick headxs
    up. The text inn yoour articxle seem tto be runbing off
    thhe screen in Opera. I’m not sure if tjis iis a formatyting isue
    orr something to ddo with broser compatibility but I fighred I’d post to let youu know.
    Thhe design look great though! Hoope you geet tthe problem solvwd soon. Kudos

  16. sexohero.com disse:

    Heeya i am forr the ffirst timee here. I cme across tyis board annd I finjd It really useful &
    itt hellped mee outt a lot. I hope too gove something
    back andd aiid others like yyou aided me.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.