O que te faz “absurdamente feliz”?

Acredito que ser feliz vai além de se divertir e ter momentos de prazer. Sabemos que esses momentos vêm e vão e que na vida real é praticamente impossível sorrir o tempo todo. Mas, penso que é possível maximizar as capacidades das pessoas para o amor, paz, harmonia e alegria e minimizar os sentimentos negativos de insegurança, medo, angústia, ansiedade e stress.

 Flourish 1

De acordo com um dos maiores estudiosos da felicidade, o psicólogo americano Martin Seligman, a “teoria da felicidade” deve ceder seu lugar para sua irmã mais serena e madura: a “teoria do bem estar”. Segundo o doutor felicidade, ser feliz é uma “construção” e não uma “coisa”. Em suas palavras: “O bem-estar não pode existir apenas na sua cabeça: ele é uma combinação de sentir-se bem e efetivamente ter sentido, bons relacionamentos e realização. O modo como escolhemos nossa trajetória de vida é maximizando todos esses elementos”

A felicidade seria, então, um complexo formado por cinco elementos:

1. Emoções positivas
2. Engajamento
3. Sentido
4. Realização
5. Relacionamentos Positivos

As emoções positivas são percebidas de forma subjetiva e depende do sistema de crenças e valores que cada indivíduo carrega consigo. Elas são divididas entre passado (satisfação, orgulho e tranquilidade), futuro (otimismo, esperança, confiança e fé) e presente (são os prazeres físicos ou maiores.Florescer 5

Os físicos são emoções momentâneas experimentadas através dos cinco sentidos.

Os prazeres maiores também são momentâneos mas são mais sofisticados e relacionam-se a sentimentos que despertam êxtase, enlevo, regozijo, alegria, encantamento, júbilo, entusiasmo, conforto e relaxamento). Só que valorizar demais essas boas e passageiras emoções pode ser um obstáculo ao desenvolvimento do bem estar, já que ser feliz relaciona-se a estar bem com o conjunto da obra.Florescer 4

Engajamento está relacionado com a sensação de absorção e foco proporcionada por determinada atividade. Geralmente tarefas que proporcionam engajamento absorvem a pessoa e geram o que a psicologia positiva chama de “flow”. É aquela sensação de perder a noção do tempo.

Sentido conecta-se à sensação de pertença e de servir a algo maior do que o “eu”. Essa percepção ganha força quando a pessoa serve a uma causa, com o objetivo de deixar um legado, usando seus talentos pessoais. Ela sente que está cumprindo uma missão. A humanidade está repleta de instituições que dão mais sentido à nossa existência, desde o microcosmos da família e dos grupos sociais, até os partidos políticos, fundações, organizações governamentais ou não.

legacy

Já a Realização pode ser obtidas através da conquista de feitos e do alcance de metas. O caminho para o sucesso pode ser inglório e cheio de percalços, mas uma vez alcançado o objetivo, encontra-se uma razão e compensação pela resiliência e perseverança frente aos desafios.  A sensação realizadora se auto-perpetua no tempo e reforça sentimentos como determinação, autoconfiança, estima por si mesmo, senso de capacidade.

Por último, os Relacionamentos Positivos. Estar rodeado de boas companhias é um excelente antídoto contra as dificuldades e um elemento eficaz para sentir satisfação. Lembre-se da última vez que você se sentiu feliz e orgulhoso, dificilmente você estava sozinho, ou se estava, provavelmente teve vontade de compatilhá-lo com alguém.

Florescer 6

O que eu mais gosto nessa teoria é a sua flexibilidade. A sensação de bem estar não se restringe àqueles que têm nota máxima nas cinco categorias, mas na infinidade de possíveis combinações. Uma pessoa insegura (com carência de emoções positivas) e anti-social (potencialmente carente de relacionamentos positivos), por ser um indivíduo resiliente e perseverante (engajamento) que se dedica a uma causa (sentido), pode viver com alto indicador de bem-estar, apesar de não ter o estereótipo da pessoa alegre e saltitante. Além de respeitar as tendências de cada um, sem rótulos e preconceitos, a teoria de Seligman afirma que os elementos do bem-estar podem ser alcançados através do desenvolvimento de habilidades.

Florescer 3É animador saber que ir ali ser feliz é algo que independe de destino, estrela, boa sorte. Desenvolver bem estar e se sentir bem consigo está ao alcance de todos e o primeiro passo da caminhada nesta rota, pode ser dado a qualquer tempo por qualquer pessoa, basta ter vontade de ir e não voltar mais.

3 comentários sobre “O que te faz “absurdamente feliz”?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.