Pare de projetar e se relacione melhor

Alguma vez você já parou para se perguntar por qual razão você fica tão para baixo depois de brigar com alguém?

Seja dentro ou fora de um relacionamento, se você sente que o outro é o verdadeiro culpado por todo o seu sofrimento, talvez seja muito importante você ler esse texto.

Antes de mais nada, eu tenho algumas questões a fazer a você:

Para você é difícil seguir em frente e voltar ao normal após uma discussão?

Você se sente incapaz de voltar às boas e fazer as pazes, ou sente a necessidade de manter uma distância segura por um tempo?

Se o outro tenta se reaproximar, você leva muito tempo para se conectar outra vez, ou permanece distante e até mesmo desprovida de afeição por aquela pessoa?

Existe uma voz interna que lhe diz para não deixar pra lá assim tão fácil? Ou que lhe aconselha a fazer com que o outro se esforce muito para ter sua total atenção outra vez, como se tentasse puní-lo ou sentir dor?

Se você respondeu SIM a pelo menos uma dessas perguntas, provavelmente para você é difícil desapegar do sofrimento. Talvez seja complexo superar aquilo que foi dito e feito – ou o que não o foi. De alguma forma você não se sente suficientemente amada e isso dói. Igualmente, desconfio de que você sente dificuldades em expressar gratidão e perdoar ao outro e a si própria plenamente.

Estou certa? Sim? Esse texto é para você.

Talvez as idéias que vou compartilhar possam parecer um tanto quanto radicais – e você pode até sentir vontade de parar de ler e não ter mais vontade de ler nenhum outro texto desse blog.

É exatamente por isso que deve continuar lendo.

A verdadeira razão da sua frustração

Se até aqui você se identificou com o que escrevi, possivelmente o outro não tem absolutamente nada a ver com o sofrimento que você vem experimentando.

Quando nos sentimos assim machucados e estamos plenamente convencidos de que o outro é a maior, senão a única causa de tamanho sofrimento, nós estamos projetando. Ao projetarmos acreditamos com toda a força do nosso coração que o problema é um mas, na verdade, ele é outro. No mais das vezes nós somos o problema.

A projeção acontece quando culpamos os outros por feridas antigas. E esse não é um processo consciente e deliberado. Então não há porque sentir culpa ou remorso. O que também não significa que devemos lavar as mãozinhas e deixar pra lá.

Funciona mais ou menos assim: conflitos atuais servem como gatilhos que reavivam questões mal resolvidas do passado – incluindo questões de relacionamentos antigos, da infância ou até mesmo de existências pretéritas (caso você acredite nisso).

No momento do conflito nós sentimos com o âmago do nosso ser que aquela pessoa que está ali na nossa frente é a razão de todo o sofrimento. Afinal, se ela é tudo que eu consigo ver diante dos meus olhos, quem mais poderia personificar com precisão aquilo tudo que estou experimentando?!

E aí, o que fazemos? Brigamos com toda a intensidade que a emoção pede. Falamos coisas que machucam. Tomamos atitudes precipitadas ou deliberadamente nos omitimos de fazer o que precisa ser feito. E se ainda fossemos capazes de ao menos nos sentirmos aliviados e em paz depois… mas não. Eu não sei vocês, mas eu no auge desse ciclo, uma vez sozinha, ficava repassando mentalmente cada fala. Sentia vergonha, culpa, arrependimento e não raro tinha a impressão de que havia me comportado com uma criatura irracional. A sensação do depois era, invariavelmente, ruim. Mesmo achando que o problema estava fora e que a briga ou até mesmo o término resolveriam, do lado de dentro eu ficava em frangalhos.

Você talvez esteja se perguntando, e daí? Se é inconsciente e eu não faço isso por mal, qual o problema?!

O problema é que a projeção nos previne de enxergar a verdadeira raiz do problema. Ser míope com relação a isso é como aqueles personagens dos quadrinhos que caminham, caminham, caminham, e a nuvenzinha insiste em acompanha-los. Mudam as cenas, mudam os personagens e a sombra da projeção segue firme e forte ao nosso lado: nós continuamos a caminhar lado-a-lado com sofrimento.

Quando estamos convencidos de que a culpa mora ao lado, somos incapazes de perceber como o nosso passado interfere no momento presente. Fechamos os olhos para as questões fundamentais que o outro está nos chamando a relembrar.

Como se não bastasse, a projeção impede que solucionemos essas questões, o que significa que possivelmente repetiremos o padrão tantas vezes quantas forem necessárias até olhemos para a raiz do conflito. Até que identifiquemos qual padrão é esse e porque raios continuamos mantendo a projeção, replicaremos esses conflitos no relacionamento atual, ou os levaremos conosco para os relacionamentos futuros. Ou seja, ficamos presos no pesadelo de perpetuar brigas e nos distanciamos cada vez mais da perspectiva de nos conectarmos verdadeiramente com aqueles que nos cercam.

Agora que você já entendeu que continuar nessa de projetar e achar que o problema está lá fora não leva a nada, vou contar um pouco sobre alguns exemplos de situações que podem ilustrar algumas formas que a projeção pode apresentar, quais são pensamentos, sentimentos e posturas corporais recorrentes e, ao final, o que pode ser feito para quebrar ou pelo menos minimizar esse ciclo.

Algumas formas de identificar a projeção

A certeza de que estamos certos – ao projetarmos sentimos cem por cento de certeza de que a razão mora conosco e de que o outro está completamente errado. Os sentimentos internos vão desde a ira, passando pela indignação, pela incompreensão, e terminando na indiferença. As sobrancelhas se contraem, as pálpebras se apertam e os dentes se cerram. A postura como um todo se fecha: ombros se projetam para trás enquanto os braços se cruzam, a cabeça pende para o lado. Algumas pessoas podem se virar de lado ou até mesmo dar as costas.

A certeza de que somos pequenos e errados – ao menor comentário alheio você sente como se uma flecha fosse disparada diretamente em direção ao seu peito. A sensação é de profunda inadequação, tristeza, vergonha. Possivelmente uma voz interna lhe diz que você não é suficientemente bom, belo, interessante, atraente… Fisicamente sentimos dor no peito, tendemos a nos encolher e a olhar para baixo, a sensação é de impotência e você tem a impressão de que não tem forças para nada.

A certeza de que existe uma questão de vida ou morte a ser resolvida – alguma fez você já sentiu a incapacitante sensação de ansiedade ou pânico durante uma discussão? A necessidade de que a questão deve ser encerrada aqui-e-agora caso contrário o mundo chegará ao fim? Os pensamentos costumam empurrar você a pressionar, insistir e apressar o outro chegar – e logo – a uma decisão final. Não sei se por causa da influencia da minha antiga profissão (advogada) eu tinha sensação, em discussões assim, de que uma sentença tinha que ser pronunciada ali, naquela hora, naquele momento, caso contrário o problema se perpetuaria por toda a eternidade. Além da ansiedade, a sensação interna era de inquietação, insegurança com relação ao futuro, desconfiança. O corpo se agita e tendemos a falar rápido, a andar de um lado para o outro, gesticular e mexer as mãos freneticamente.

Esses “sintomas” variam de pessoa para pessoa e eles podem se misturar e se confundir dependendo da situação. Mas se você prestar atenção, eu repeti, propositadamente a palavra “certeza”. Dentro de nós, quem projeta é uma criaturinha, na psicanálise chamada de ego ou eu inferior. Eu falarei mais sobre ele nos próximos textos, mas para já, nos importa saber apenas que o nosso ego é quem exige. Para o nosso ego o mundo é binário: sim ou não, amor ou ódio, começo ou fim, amigo ou inimigo, inferno ou paraíso.

Quando projetamos nos desconectamos completamente do outro – e de nós mesmos. Nesse cenário, o ego quer saber onde ele coloca essa sensação ruim. Existe uma necessidade de rotular, julgar, como se ao fazer isso fosse possível colocar um fim no sofrimento. Se por acaso você sentir essa demanda incontrolável pela certeza, acenda na consciência uma luz em sinal de atenção.

Como ir da projeção à conscientização em três passos

Para mim ego é como uma criança birrenta com dificuldades para lidar com a decepção. Eu ainda não tenho filhos, mas interajo bastante com crianças, e até hoje a melhor maneira que encontrei para lidar com elas de forma saudável envolve compreensão, conversas e um olhar amoroso.

Eu passei o texto inteiro falando sobre um lado do conflito, o seu. Mas não podemos nos esquecer de que quando existe disputa, existem dois lados. Se o seu lado não está se portando da melhor forma que ele poderia – a não ser que você esteja se relacionando com uma criatura muito iluminada – provavelmente o outro lado também não está. Isto significa que no limite, temos na verdade duas crianças mimadas, com dificuldade para lidar com a decepção, interagindo.

Ainda estou aprendendo mas a fórmula compreensão + diálogo + olhar apreciativo têm funcionado bem.

Compreensão – para bem compreender o outro e a si mesmo, é preciso entender onde cada um está e de onde cada um vem. Desconsiderar essas variáveis limita não apenas o exercício da empatia, mas também as potencialidades do que este relacionamento pode vir a ser. Estamos todos aprendendo e lidando com nossos próprios conflitos internos. De novo, a não ser que você esteja se relacionando com um ser de luz, ele também tem seus próprios temores e, provavelmente, chega até você com sua própria carga de cansaço mas também disposto a construir relacionamento melhor. Talvez esse movimento seja inconsciente, mas seja como for ele existe e se assim não fosse, confie em mim, vocês não estariam juntos.

Diálogo – só existe uma forma de ligar pontos que se encontram distantes: construindo pontes. Enquanto não evoluímos suficientemente para a prática ininterrupta da telepatia, conversar continua sendo o meio mais eficiente e eficaz para aproximar pessoas. Para entender de onde o outro vem, onde está e para onde ele quer ir precisamos nos comunicar. Achar que só porque vocês estão juntos existe a obrigação da adivinhação, não apenas é uma crença egoísta, mas também (pasmen!) infantil. Pessoas maduras não costumam fechar a cara e fazer voto de silêncio quando não são compreendidas. Elas também sabem que gritar e espernear para conseguirem o que querem é contraproducente e afasta a possibilidade de alcançar os resultados desejados. Se você está mirando no amadurecimento e na evolução, converse e exponha suas necessidades (falar sobre temas espinhosos pode não ser fácil, nesse texto eu falo um pouco sobre como conduzir conversas difíceis)

Olhar apreciativo“ainda que eu falasse a língua dos homens, e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria”. São Paulo, Camões e Renato Russo não nos deixam esquecer que sem um olhar amoroso fica ainda mais complicado evoluir. Eu sei, eu sei que durante uma briga é bem complicado falar com amor. Mas tem me ajudado muito, nos momentos de choque, acionar duas premissas: (i) isso não é pessoal e (ii) o outro apesar de me contrariar não o fez por mal.

Não, eu não sou e, estou de longe de ser, um ser de luz. Mas lógica e a experiência me conduziram a prática dessas premissas:

Não levar para o lado pessoal – Seguindo a linha de raciocínio de que a raiz do nosso sofrimento não é o outro, mas nós mesmos, o que o outro faz, pensa, sente e fala, não diz respeito a nós, mas a ele mesmo. Ficou confuso agora? Se os conflitos nascem da nossa projeção, é preciso ter em mente que o outro é um ser humaninho bastante parecido conosco.

Se nós projetamos, ele também projeta.

Se somos capazes de entender que as projeções do outro nada têm a ver conosco, e sim com a história e com as experiências que ele traz em sua própria bagagem pessoal, não há porque levar suas ações para o lado pessoal. Logo, não há razões para tanto drama e sofrimento.

O outro não fez por mal – o ponto de partida desse texto é a projeção em relacionamentos afetivos. Se a todo momento você escolhe acreditar que a pessoa que está ao seu lado não age de boa-fé com você, sinto em lhe dizer, mas quem está agindo “por mal” é você mesmo.

Quando decidimos nos relacionar e construir algo com alguém é porque em nosso íntimo confiamos que estar com essa pessoa é melhor do que estar só. Se você faz esse movimento em direção a uma pessoa em quem você não confia (já que acha que quando ela lhe decepciona ela faz isso intencionalmente) você está escolhendo uma situação que é pior do que ficar sozinho, ou seja, você deliberadamente está se expondo ao sofrimento.

Nós não temos que confiar em todo mundo e, infelizmente, nós não estamos cercados apenas de pessoas boas e bem intencionadas, então se você tem razões concretas para acreditar que a pessoa que está ao seu lado quer te ferir, por amor a si mesmo, saia desse relacionamento.

Agora, se esse não é o caso. Sussurre ao seu ego que não é por mal e que assim como você o outro também está aprendendo. Todo processo de aprendizado envolve tentativas e erros. Sim, lidar com erros é uma droga. Eu não gosto. Você não gosta. O outro provavelmente também não gosta. Mas faz parte e tá tudo bem (ou vai ficar… )

Se relacionar é para quem tem coragem. Somos reciprocamente espelhos uns dos outros e quanto maior a intimidade entre duas pessoas maior a nitidez das imagens (e das dores) refletidas.

Projetar é um processo inconsciente, mas não reconhece-lo e viver de projeção em projeção, reproduzindo o mesmo ciclo de sofrimento, é uma escolha individual que pode ser revista a qualquer tempo.

***

Um novo ano se iniciou essa semana, que tal tirar um tempinho para refletir um pouco sobre o tema e identificar o que você anda projetando nos seus próprios relacionamentos?

Que tal fazer um esforço extra para fortalecer as parcerias num caminho com maior compaixão e amor?

**IMPORTANTE**: Lidar com a projeção de forma alguma significa conviver e permanecer em relacionamentos abusivos. O desenvolvimento pessoal e o convite ao autoconhecimento não se confundem com ultrapassar as barreiras do bem estar e da estima por si mesmo. Respeite seus limites e caso perceba que a situação está comprometendo de alguma forma sua integridade física, emocional e espiritual, não hesite em procurar ajuda profissional.

183 comentários sobre “Pare de projetar e se relacione melhor

  1. Gustavo disse:

    Muito bom texto sobre a importância de reconhecer as projeções e também sobre quão impactante um relacionamento pode ser em nosso processo de autoconhecimento.

    Parabéns. ?

  2. bezogoroda.ru disse:

    You really make it seem so easy with your presentation however I in finding this topic to be really something which I think I might never understand. It sort of feels too complicated and very vast for me. I am looking forward in your next submit, I will try to get the hang of it!

  3. daachka.ru disse:

    Hey there this is kinda of off topic but I was wondering if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML. I’m starting a blog soon but have no coding skills so I wanted to get advice from someone with experience. Any help would be greatly appreciated!

  4. nadachee.ru disse:

    Hey There. I found your blog using msn. This is a very well written article. I will be sure to bookmark it and come back to read more of your useful information. Thanks for the post. I will definitely comeback.

  5. сколько стоит бисер disse:

    It’s a shame you don’t have a donate button! I’d most certainly donate to this excellent blog! I suppose for now i’ll settle for book-marking and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to fresh updates and will talk about this site with my Facebook group. Chat soon!

  6. daachka.ru disse:

    You really make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be really something which I think I would never understand. It seems too complicated and very broad for me. I am looking forward for your next post, I will try to get the hang of it!

  7. Булавки английские купить disse:

    I believe what you postedtypedthink what you postedwrotethink what you postedtypedsaidthink what you postedtypedsaidWhat you postedtyped was very logicala bunch of sense. But, what about this?think about this, what if you were to write a killer headlinetitle?content?wrote a catchier title? I ain’t saying your content isn’t good.ain’t saying your content isn’t gooddon’t want to tell you how to run your blog, but what if you added a titlesomethingheadlinetitle that grabbed a person’s attention?maybe get a person’s attention?want more? I mean %BLOG_TITLE% is a little plain. You could look at Yahoo’s home page and watch how they createwrite post headlines to get viewers interested. You might add a related video or a pic or two to get readers interested about what you’ve written. Just my opinion, it might bring your postsblog a little livelier.

  8. Набор для шитья купить disse:

    Greetings! I know this is kinda off topic nevertheless I’d figured I’d ask. Would you be interested in exchanging links or maybe guest writing a blog article or vice-versa? My website discusses a lot of the same subjects as yours and I believe we could greatly benefit from each other. If you might be interested feel free to send me an e-mail. I look forward to hearing from you! Awesome blog by the way!

  9. Ножницы купить disse:

    Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates. I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

  10. Плечевые накладки, подокатники купить disse:

    With havin so much written content do you ever run into any problems of plagorism or copyright violation? My website has a lot of completely unique content I’ve either authored myself or outsourced but it looks like a lot of it is popping it up all over the web without my agreement. Do you know any methods to help protect against content from being ripped off? I’d genuinely appreciate it.

  11. Шнур витой купить disse:

    Have you ever considered about including a little bit more than just your articles? I mean, what you say is fundamental and all. However think of if you added some great photos or video clips to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with images and video clips, this site could undeniably be one of the very best in its niche. Good blog!

  12. Шнур замшевый купить disse:

    hey there and thank you for your information I’ve definitely picked up anything new from right here. I did however expertise some technical issues using this site, since I experienced to reload the web site a lot of times previous to I could get it to load properly. I had been wondering if your web hosting is OK? Not that I am complaining, but sluggish loading instances times will often affect your placement in google and can damage your quality score if advertising and marketing with Adwords. Anyway I’m adding this RSS to my e-mail and can look out for a lot more of your respective intriguing content. Make sure you update this again soon.

  13. Наборы для вышивания купить disse:

    Hmm it appears like your website ate my first comment (it was extremely long) so I guess I’ll just sum it up what I had written and say, I’m thoroughly enjoying your blog. I as well am an aspiring blog blogger but I’m still new to the whole thing. Do you have any recommendations for rookie blog writers? I’d certainly appreciate it.

  14. Нитки вышивальные купить disse:

    Magnificent goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you’re just too wonderful. I really like what you’ve acquired here, really like what you’re stating and the way in which you say it. You make it entertaining and you still take care of to keep it smart. I can not wait to read far more from you. This is actually a terrific website.

  15. Мулине Gamma купить disse:

    I think what you postedtypedsaidthink what you postedwrotethink what you postedtypedbelieve what you postedtypedsaidWhat you postedwrotesaid was very logicala ton of sense. But, what about this?consider this, what if you were to write a killer headlinetitle?content?wrote a catchier title? I ain’t saying your content isn’t good.ain’t saying your content isn’t gooddon’t want to tell you how to run your blog, but what if you added a titlesomethingheadlinetitle that grabbed people’s attention?maybe get people’s attention?want more? I mean %BLOG_TITLE% is a little plain. You could look at Yahoo’s home page and see how they createwrite news headlines to get viewers to click. You might add a related video or a related picture or two to get readers interested about what you’ve written. Just my opinion, it could bring your postsblog a little livelier.

  16. Фетр купить disse:

    Hi excellent blog! Does running a blog similar to this take a massive amount work? I have virtually no knowledge of computer programming but I was hoping to start my own blog soon. Anyway, if you have any recommendations or tips for new blog owners please share. I know this is off topic nevertheless I just needed to ask. Cheers!

  17. Товары для валяния купить disse:

    Greetings from Los angeles! I’m bored to tears at work so I decided to check out your website on my iphone during lunch break. I really like the knowledge you present here and can’t wait to take a look when I get home. I’m shocked at how quick your blog loaded on my mobile .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, fantastic site!

  18. Подвес купить disse:

    I know this if off topic but I’m looking into starting my own blog and was wondering what all is required to get set up? I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny? I’m not very internet savvy so I’m not 100% sure. Any tips or advice would be greatly appreciated. Kudos

  19. Набор для шитья купить disse:

    Hey there just wanted to give you a quick heads up. The text in your content seem to be running off the screen in Internet explorer. I’m not sure if this is a format issue or something to do with internet browser compatibility but I thought I’d post to let you know. The style and design look great though! Hope you get the problem resolved soon. Cheers

  20. Товары для вязания купить disse:

    I was wondering if you ever considered changing the layout of your site? Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having one or two images. Maybe you could space it out better?

  21. Помпоны для шапок купить disse:

    Hi I am so happy I found your weblog, I really found you by mistake, while I was browsing on Google for something else, Regardless I am here now and would just like to say kudos for a fantastic post and a all round exciting blog (I also love the theme/design), I dont have time to go through it all at the minute but I have book-marked it and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back to read much more, Please do keep up the superb jo.

  22. Спицы для вязания купить disse:

    Great goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you’re just too fantastic. I really like what you’ve acquired here, really like what you’re stating and the way in which you say it. You make it entertaining and you still take care of to keep it sensible. I can not wait to read far more from you. This is actually a terrific website.

  23. Глаза клеевые купить disse:

    Fantastic goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you’re just too fantastic. I really like what you’ve acquired here, really like what you’re stating and the way in which you say it. You make it entertaining and you still take care of to keep it smart. I cant wait to read far more from you. This is actually a terrific website.

  24. Глаза на шайбе купить disse:

    Unquestionably believe that which you stated. Your favorite justification appeared to be on the net the simplest thing to be aware of. I say to you, I definitely get irked while people consider worries that they plainly do not know about. You managed to hit the nail upon the top and also defined out the whole thing without having side effect , people can take a signal. Will likely be back to get more. Thanks

  25. Ажурная резинка купить disse:

    Can I simply say what a relief to find somebody who actually knows what they’re talking about on the web. You certainly understand how to bring an issue to light and make it important. More and more people ought to read this and understand this side of the story. I can’t believe you aren’t more popular because you definitely have the gift.

  26. Бантики бельевые купить disse:

    Simply want to say your article is as surprising. The clearness for your submit is simply spectacular and i can assume you are knowledgeable in this subject. Well together with your permission allow me to grasp your RSS feed to stay up to date with approaching post. Thank you one million and please continue the rewarding work.

  27. Резинка для бретелей 12 мм купить disse:

    Fantastic site you have here but I was curious about if you knew of any community forums that cover the same topics talked about in this article? I’d really love to be a part of online community where I can get feed-back from other knowledgeable individuals that share the same interest. If you have any recommendations, please let me know. Thanks a lot!

  28. University disse:

    One of the leading academic and scientific-research centers of the Belarus. There are 12 Faculties at the University, 2 scientific and research institutes. Higher education in 35 specialities of the 1st degree of education and 22 specialities.

  29. Гостиничные Чеки СПБ disse:

    I absolutely love your blog and find nearly all of your post’s to be precisely what I’m looking for. Would you offer guest writers to write content for you? I wouldn’t mind producing a post or elaborating on a lot of the subjects you write in relation to here. Again, awesome web site!

  30. https://russa24-diploms-srednee.com/ disse:

    Hey there, I think your website might be having browser compatibility issues. When I look at your blog site in Ie, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, wonderful blog!

  31. хот фиеста game disse:

    Hi there just wanted to give you a quick heads up. The text in your post seem to be running off the screen in Chrome. I’m not sure if this is a format issue or something to do with internet browser compatibility but I thought I’d post to let you know. The style and design look great though! Hope you get the problem solved soon. Cheers

  32. Теннис онлайн disse:

    Do you have a spam issue on this site; I also am a blogger, and I was curious about your situation; many of us have created some nice methods and we are looking to trade strategies with other folks, why not shoot me an e-mail if interested.

  33. Jac Амур disse:

    I am extremely impressed with your writing skills and also with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you customize it yourself? Either way keep up the nice quality writing, it’s rare to see a nice blog like this one nowadays.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.